* * Cantinho da Professora Gina de Paula * *: 20 de out. de 2009

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Confecção própria

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PROJETO GINÁSTICA NA ESCOLA




“Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.”
Paulo Freire














A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA GERAL NA ESCOLA E SEUS BENEFÍCIOS PARA ADOLESCENTES

INTRODUÇÃO

A ginástica é uma atividade física existente há muitos anos, já foi utilizada como forma de fortalecimento para militares, danças, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo. Este tema foi escolhido porque a ginástica geral (GG) é uma atividade física que acredito ser fundamental nas escolas e hoje tem sido pouco ensinada por falta de vivência deste conteúdo pelos professores e porque normalmente escolhem outras atividades mais conhecidas, como as modalidades esportivas. Deste modo, neste último bimestre pretendo trabalhar com a ginástica geral que é tão rica e proporciona conhecimentos diversos, que não podem ficar fora do âmbito escolar. Sabemos que a sociedade de um modo geral vê as aulas de educação física somente com o intuito de lazer, recreação, montagens de coreografias para festa junina e o famoso “jogar bola”, e não valorizam o conteúdo de outras aulas ministradas. Com este trabalho, discutiremos a importância da ginástica geral na escola e seus benefícios para adolescentes, despertando maior interesse e tendo seu valor reconhecido por professores, pais e alunos.
Deste modo os objetivos deste trabalho são:
- Discutir a importância da ginástica geral como um dos possíveis conteúdos da educação física escolar, onde pode beneficiar crianças e adolescentes na formação integral.
- Destacar que a ginástica geral tem um papel fundamental no âmbito escolar, onde alunos e professores obterão benefícios com essas aulas e que ela pode contribuir para a prática de outras modalidades esportivas, considerando que trabalha com todos os movimentos do corpo.

A prática da ginástica é essencial para o indivíduo, pois contribui para o desenvolvimento integral dos alunos considerando os aspectos físico, cognitivo, social e psicológico do aluno.

DESENVOLVIMENTO

Histórico da Ginástica
A ginástica é uma atividade física que onde através de estudos realizados, existe há milhares de anos, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo.
Segundo Meuret (1985), apud Publio (2002, p. 21), a ginástica era denominada como “uma ginástica educativa, de formação do corpo, conhecida também com o nome de Educação Física ou como Ginástica Médica ou terapêutica, que se praticava nas antigas civilizações, para manter e melhorar a saúde”...

Histórico da ginástica no Brasil
O início da ginástica no Brasil ocorreu em diferentes situações ao longo de
todo o tempo. Na escola, a ginástica une-se ao início da primeira escola de
educação física brasileira, pois as primeiras modalidades ensinadas foram a
ginástica e a esgrima.
A escola foi criada em 03 de março de 1910 e as aulas eram ministradas inicialmente pelo comandante e diretor capitão Delphin Balancior da Missão Militar Francesa. O local das aulas era na então chamada Força Pública, que hoje se chama Polícia Militar de São Paulo...

A Ginástica Geral
A Ginástica Geral (GG) - hoje também conhecida com a nomenclatura
Ginástica para Todos2 - é uma atividade corporal considerada uma fusão de outras modalidades de ginástica, pois se compõe de diversos materiais para caracterizá-la como bolas, fitas, solo, plinto, trave, acrobacias, música, entre outros.
Santos (2001, p.23) define a ginástica geral como “[...] um campo abrangente da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginásticas”...

Ginástica Geral no Brasil
Segundo Souza (1997) há estudos que relatam a existência da GG no Brasil desde 1943, mas foi na década de 80 que ela começou a ser difundida, através da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que oficializou um departamento para ela. No Brasil, já existem vários grupos de GG, sendo em escolas, universidades, clubes, academias, entre outros. Apesar de ainda ser muito forte a concepção das pessoas em achar que a ginástica está somente ligada à competição, alto rendimento, através da iniciativa de vários profissionais (alguns até já foram em Gymnaestradas), essa idéia está mudando aos poucos, trazendo a realidade sobre a GG e sua riqueza corporal, ou seja, o quanto ela é importante no trabalho com pessoas (sejam crianças, adultos ou idosos) e sua contribuição física e mental.

World Gymnaestrada (Gymnaestrada Mundial)
A World Gymnaestrada é um evento mundial que tem como intuito divulgar a
GG em todo o mundo, onde todos os países podem participar, trazendo suas composições coreográficas e assim promovendo uma festa da ginástica, um grande espetáculo, onde a prática pelo prazer é o objetivo principal.
A variedade de materiais utilizados e a criatividade de seus praticantes também são muito expressivas, tornando um ambiente vasto de manifestações culturais. Este evento é realizado a cada quatro anos pela FIG e é considerada “[...] a atividade mais significativa dessa instituição no campo da GG”. Os países europeus são os precursores deste evento desde a metade do século XIX, e somente anos mais tarde eles abriram espaço para que os países de outros continentes pudessem participar deste festival.
Esta “festa da ginástica” é um evento grandioso, muito bonito para quem vai assistir e prazeroso para quem se apresenta, pois é um momento em que vários países estão unidos, todos com os mesmos propósitos: obter prazer em estar realizando uma atividade física, estarem fazendo amizades, trocando informações, e demonstrando uma composição coreográfica que durante 4 anos se empenharam para realizarem uma bela apresentação.

Benefícios físicos e psicológicos da ginástica para o desenvolvimento humano
O desenvolvimento é um processo natural do ser humano desde seu nascimento até a fase adulta. Deste modo ele é um processo ordenado, ou seja, inicia-se do simples para o mais complexo (choro-balcucio-palavras-frases), ele é contínuo.
O professor de educação física tem um papel fundamental no conhecimento e aprimoramento no que diz respeito ao desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo do aluno. Por isso, seu papel enquanto educador é proporcionar aos alunos um
repertório amplo de atividades, utilizando todos os conteúdos que a educação física dispõe (jogos, lutas, esportes, ginástica, dança), para que eles tenham a oportunidade de experimentar novos movimentos, criar, relacionar-se, desenvolvendo assim seus domínios cognitivo, motor e afetivo-social. E posteriormente (fase especialização) poderão optar em especializar-se em uma determinada modalidade.

Relaciono neste trabalho a grande importância que a ginástica exerce como um dos conteúdos da educação física escolar e seus inúmeros benefícios físicos e psicológicos que ela pode proporcionar através da sua prática.
Podemos dizer que a ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para nosso desenvolvimento humano nos seus aspectos motor, cognitivo, social e afetivo. E suas capacidades requisitadas, que são: flexibilidade, equilíbrio, força e agilidade, servem de base para a prática de outros esportes e atividades. Os benefícios que podem ser obtidos através da ginástica, tendo como referência os estudos de Souza (1997), são:
- Coordenação: através do aprendizado dos fundamentos básicos da ginástica, o indivíduo desenvolve o equilíbrio, noção corporal e coordenação dos movimentos.
- Confiança: a ginástica proporciona confiança, pois são trabalhados os movimentos numa seqüência do mais simples para o mais complexo, onde se respeitam as habilidades e capacidades de cada um, de forma que com o progresso dos movimentos gímnicos (exercícios), o indivíduo se sentirá realizado e confiante em suas habilidades.
- Orientação de objetivos: como a melhora e aprendizado dos exercícios ocorrem através de seus esforços e estabelecimento de objetivos, metas, a ginástica traz esse valor ao indivíduo, que é “uma lição valiosa em qualquer idade”.
- Disciplina: o progresso nos movimentos depende da disciplina e esforço de cada um, onde a satisfação pessoal pelo resultado obtido é sua recompensa.
- Organização: todos nós devemos ser organizados em nossa rotina diária, e com a ginástica não é diferente. Através de sua prática, o indivíduo aprende a se organizar, concentrar-se em seus objetivos e assim preparar-se para enfrentar os desafios da vida.
- Criatividade: a ginástica vem proporcionar ao indivíduo que ele use da sua criatividade e imaginação em seus gestos, consiga se expressar melhor e seja desafiado a tentar novos exercícios e desafios.

Benefícios da ginástica geral para o escolar
O ambiente escolar é um espaço essencial para troca de conhecimento entre alunos e professores, isso quando bem aproveitado por ambos. Através da GG podemos aproveitar esses momentos preciosos das aulas de educação física, onde sua prática poderá trazer ao escolar benefícios diversos devido as suas características.
Deste modo, apresento algumas características e benefícios da GG apontadas por Toledo (2001) e Bertolini (2005), onde (Bertolini, 2005, p. 33) pontua esses benefícios em “[...] princípios e valores que desejamos que apareçam em nossas atividades”. São eles:

1-) Valorização Cultural
• Valorização da cultura de cada região;
• Valorização do indivíduo aproveitando suas vivências anteriores;
• Integra movimentos da cultura corporal, da Ginástica, das Artes e da Dança.
2-) Diversidade
• Podemos trabalhar com materiais convencionais e não convencionais;
• Valoriza-se o aluno individualmente, respeitando suas limitações;
• Promove a educação por ser uma atividade pedagógica.
3-) Regras simples
• Ausência de competição;
• Espaço livre de expressão, onde todos podem opinar;
• Não possui um número definido de participantes;
• Não existe faixa etária e sexo dos praticantes pré-estabelecidos.
4-) Criatividade
• Não possui elementos obrigatórios;
• Oportunidade de utilizar materiais diversos como: cordas, patins, entre outros;
• Proporciona a elaboração de coreografias;
• Possibilita a execução de coreografias de pequena e grandes áreas;
• Proporciona prazer, alegria, beleza e estética ao mostrar algo bonito.
5-) Interação Social
• Promove a socialização entre o grupo e as outras pessoas;
• Inclusão: proporciona a participação de todos (ex. aluno especial);
• Acessibilidade: todos podem participar, independe de idade ou fator econômico;
• Cooperação: eu faço ginástica com alguém e não contra alguém;
• Proporciona bem estar físico e mental, gerando melhor qualidade de vida.

A ginástica geral é um conhecimento a ser vivenciado no âmbito escolar, aonde chega a ser um desafio, pois ela é ainda um conteúdo pouco utilizado nas escolas, mas que vem se difundindo e ganhando mais espaço através de pesquisas de profissionais da área e elaboração de projetos.

De acordo com as definições de Ayoub (2004, p.68), podemos pontuar as principais características que diferem a ginástica geral das ginásticas de competição, e assim justificar sua inclusão no ambiente escolar.

Paralelo entre a ginástica geral e as ginásticas de competição

Ginástica geral
• Abrangente: ilimitado número de participantes
• não existem regras rígidas preestabelecidas
• caminha no sentido da ampliação
• comparação informal: não há vencedores ou “todos são vencedores”
• objetiva, sobretudo, o prazer

Ginásticas de competição
• Seletivas: limitado número de participantes
• regras rígidas preestabelecidas
• caminham no sentido da especialização
• comparação formal, classificatória e definida por pontos : busca-se um vencedor
• objetivam, sobretudo, o vencer

Ainda que seja uma aula mais “livre” para a imaginação do aluno, onde ele pode criar expressões e movimentos, é fundamental que seja elaborado um plano de aula adequado às diferentes faixas etárias, objetivando que os alunos vivenciem diferentes manifestações culturais, buscando conhecer as experiências e interesses dos alunos, fazendo com que eles tenham autonomia no sentido de dialogar, opinar, para que se trate de uma ação pedagógica, com os devidos objetivos, visando o desenvolvimento integral do aluno.
É importante que as aulas de educação física estejam inter-relacionadas com as outras disciplinas, fazendo parte do projeto pedagógico da escola.

As estratégias utilizadas durante as aulas para o ensino-aprendizagem podem ser compostas por:
Músicas, jogos corporais, vivências simbólicas, materiais variados, diversidade cultural, atividades individuais e em grupos, circuitos, elementos básicos, entre outros.

Algumas sugestões de materiais alternativos/não convencionais para serem confeccionados:
- papel crepon, barbante e jornal
- arcos: tubo de PVC
- bola de bexiga: bexiga
- bastão fino de madeira (cabos de vassoura)
- bexigas que são utilizadas para fazer desenhos de animais
- elásticos de costura
- fitas de cetim ou outro material
- cordas: diversos tamanhos

Sabemos que a obesidade é uma preocupação mundial, pois existe um índice
muito alto quanto a crianças obesas, onde as principais causas são a má
alimentação e o sedentarismo. Deste modo, devemos estimular a prática de atividades físicas, e a ginástica geral não exclui magros ou obesos, ela é destinada a todos, sem segregação.

Para que as aulas sejam vivenciadas e que haja inclusão de todos, é muito importante que o professor (a) lembre-se de “abrir mão da busca e formação de um talento no meio de vários alunos, pela busca do talento que cada um tem”
É preciso explorar o talento de cada aluno, individualmente, percebendo-o, elogiando-o, motivando-o, e assim fazer com que os alunos integrem-se, troquem informações, ampliando seus conhecimentos e havendo cooperação e participação de todos.

Gina Maria de Paula
Professora, MAPBV, licenciatura plena em Educação Física
Pós Graduada em Planejamento Educacional