* * Cantinho da Professora Gina de Paula * *: I Mostra Acadêmica de Educação Física

*****

Olá!

Visitante número:

****

Contador On Line

Seja seguidor(a)

Para seguir um blog...

Basta clicar em "SEGUIR" e colocar seu email.
Estou te esperando heim...

Seguidores

Os comentários são o maior estímulo para este trabalho.

Os comentários são o maior estímulo para este trabalho.

Confecção própria

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

I Mostra Acadêmica de Educação Física

PROJETO:

GRANDES ÍDOLOS DO ESPORTE BRASILEIRO

Gina Maria de Paula
Professora, MAPBV, licenciatura plena em Educação Física
Pós Graduada em Planejamento Educacional



OBJETIVOS:
- Valorizar a prática esportiva e a importância da educação física na formação escolar;
- Resgatar a imagem de ídolos esportivos do passado e apresentar ídolos do presente.

METODOLOGIA
FASE 01

Trabalho Expositivo e informatizado a ser apresentado na última semana de novembro de 2009 Serão formadas equipes, representando cada uma um esporte (basquete, natação, futebol, voleibol, automobilismo, etc). Dentro da equipe, serão apresentados, tópicos relativos ao esporte escolhido com imagens dos ídolo do passado e do presente. Os trabalhos serão expostos em murais ou estandes na escola e o melhor ganhará medalhas comemorativas e um pen drive, que será sorteado entre os participantes do grupo ganhador. A escolha do melhor trabalho será através de júri formado por pessoas escolhidas pela direção da escola.

FASE 02

1ª Corrida Rústica da Escola Dr. Silva Melo a ser realizada no dia 28/11/2009.
Como parte integrante do projeto. Será realizada a primeira corrida rústica da escola, visando incentivar os jovens na prática esportiva.
A corrida será realizada no percurso do calçadão de Nova Guarapari, no dia 28/11/2009as 8 horas.

Entrega dos prêmios para os três primeiros colocados por categoria.

RECURSOS NECESSÁRIOS

- Material para confecção dos trabalhos;
- Estandes para exposição dos trabalhos;
- Apoio da polícia militar no percurso da corrida;
- Apoio da prefeitura para ambulância;
- Ponto de apoio no trajeto para água;
- Documentação fotográfica dos eventos;
- Divulgação junto aos meios de comunicação (Rádio, TV, Jornal da Cidade)

RESULTADOS: Os resultados serão apresentados através de relatos e fotos do evento no blog e comunidades(Orkut e sonico) da escola.

_______________________________________

PRINCIPAIS EVENTOS DESTACADOS NO PROJETO: 1ª CORRIDA RUSTICA DR. SILVA MELLO 2009.

Participação: Todos alunos matriculados na escola Dr. Silva Mello e que fizerem suas inscrições contribuindo com 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo usado em boas condições para doação a uma entidade carente.

Premiação: 1ºs – 2ºs e 3ºs lugares feminino e masculino

– Categorias Feminina e Masculina:
Bandanas coloridas para cada categoria.


Categoria A (amarela): 15 e 16 anos


Categoria B (vermelha): 17 e 18 anos


Categoria C ( branca): acima de 18 anos


Categoria D ( verde): pais ou tios de alunos


ENCERRAMENTO - Entrega de prêmios


MURAL DA TORCIDA – Aqui o aluno poderá deixar fotos ou mensagens de incentivo para os atletas brasileiros e relembrar fatos marcantes.

PAPO DEZ - Entrevista exclusiva com um atleta capixaba.

VOCÊ FAZ O BLOG - O aluno poderá dar suas contribuições para o blog da escola, enviando notícias e sugestões de conteúdo.

PROMOÇÃO TORCIDA INCENTIVADORA – O aluno(a) torcedor(a) que produzir o vídeo mais votado entre os finalistas da corrida será premiado.

AS MODALIDADES - Tudo sobre os esportes. Regras, dados históricos e curiosidades. O aluno poderá imprimir os arquivos para colocar no projeto.

PESQUISAS INFORMATIZADAS

Temas para pesquisas dos trabalhos:
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA NO MOVIMENTAR-SE DAS CRIANÇAS EM SEU TEMPO LIVRE NA ESCOLA CULTURA CORPORAL, GINÁSTICA E ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DAS CONTRADIÇÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO E POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FISICA, ESCOLA E SAÚDE: UM OLHAR CRÍTICO ESPORTE E LAZER NA PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA CULTURAL “O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?”: A INFÂNCIA E A CRIANÇA DEFICIÊNCIA FÍSICA: É POSSÍVEL A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA? DEZ ANOS DE CONFEF/CREFS: DEFENDENDO A SOCIEDADE E VALORIZANDO A PROFISSÃO? EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES DECORRENTES DA PRÁTICA DE ENSINO GINÁSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA GINÁSTICA PARA IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E HÁBITOS ALIMENTARES DE MULHERES JOVENS QUE FREQÜENTAM ACADEMIAS O LAZER COMO POSSIBILIDADE DE ESPAÇO PERCEPÇÃO DE SAÚDE E BEM ESTAR EM PRATICANTES DE GINÁSTICA SURF E EDUCAÇÃO: O CONCEITO DE MÍDIA-EDUCAÇÃO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O SURF SOBREPESO E OBESIDADE ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIROS VIVENCIANDO A GINÁSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTE E MÍDIA.

________________________________________


Como poderá ser o Mural:
Galeria de Imagens com grandes ídolos do esporte brasileiro Por exemplo:
Referência e Ídolos do nosso Esporte!
Quando perguntamos a qualquer pessoa qual a maior ídolo ou maior jogador de futebol, quase tudo mundo fala: Pelé.
Qual o maior ídolo ou referência de vocês em vários outros esportes?

Lista de alguns esportes:
Futebol: Pelé, Ronaldo, Romário e Zico.
Ténis: Roger Federer e Sampras.
Basquetebol: Anderson Varejão, Jordan, Oscar, Hortência e Paula
Formula 1: Senna, Schumacher e Piquet
Atletismo: Carl Lewis e Segei Bubka
Voleibol : Carlão, Mauricio, Giba
Vôlei de praia: Ricardo e Emanuel
Peteca: DD, Luis Corintiano e Pedrat@r
Judô: Aurélio Miguel
Natação: Gustavo Borges
Surfe: Teco Padaratz, bicampeão mundial de surfe
Remo: Sady Berber, Odilon Martins, Waldomiro Silveira Filho, Luis Carlos de Melo, Valmir da Silva, Ivan Willain, Carlos Roberto Dutra e Andre Luiz Barachuy. Rafael Silva e Milton Carlos Della Giustina
Atletismo: saltos, corridas e arremessos
Vela: Robert Sheidt
Nado sincronizado: as gêmeas Branca e Beatriz
Tênis de mesa: Hugo Hoyama
Tae kwon doo: Natália Falavigna
Ginástica Artística: Daiane dos Santos, Ana Cláudia Silva, Daniele Hypólito, Diego Hypólito, Ethiene Franco, Daniele Hypólito, Jade Barbosa
Ginástica Rítmica em conjunto: Ana Paula Alencar - PR; Ana Paula Ribeiro - ES; Jéssica Oliveira - PR; Lais Lopes - SP; Nathane Garcia – MG e Natália Peixinho – SP
Outros: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/modalidades-olimpicas/





Vamos destinar este projeto para falar de grandes ídolos do nosso esporte.

Alguns já não estão mais entre nós fisicamente, mas suas lembranças devem permanecer pelo que já fizeram por nosso esporte.




Iniciando a série, não poderia deixar de ser... nosso ídolo maior, que nos deixou tão prematuramente, e as saudades ainda doem... Só poderia ser aquele que o Brasil e o mundo inteiro chorou e ainda chora.


AYRTON SENNA (Automobilismo)– Saudades



Ayrton Senna da Silva, um nome que jamais será esquecido. Sua passagem entre nós foi de uma riqueza nunca vista, pois além de um atleta incomparável, foi uma figura humana de um brilho intenso. Ficou muito pouco tempo. Sua carreira foi interrompida muito bruscamente. Coisas do destino. Piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Seu excelente desempenho nas fórmulas anteriores (especialmente na Fórmula 3 inglesa em 1983) o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Logo na sua primeira temporada na categoria máxima, Senna demonstrou rapidamente um talento excepcional levando a pequena equipe inglesa à exaustão e a obter resultados jamais alcançados. É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo. Ayrton Senna da Silva, um nome que jamais será esquecido. Sua passagem entre nós foi de uma riqueza nunca vista, pois além de um atleta incomparável, foi uma figura humana de um brilho intenso. Ficou muito pouco tempo. Sua carreira foi interrompida muito bruscamente. Coisas do destino. Falar de Ayrton Senna como o maior corredor de Fórmula Um. Só me resta esperar que ele, onde estiver, fique satisfeito porque suas obras estão sendo continuadas. Suas crianças continuam sendo amparadas. E todos nós continuamos com saudades. Ayrton Senna da Silva, jamais o esqueceremos.


ADHEMAR FERREIRA DA SILVA (Salto triplo)



Adhemar Ferreira da Silva nasceu para superar obstáculos e quebrar recordes. Ele pode ser considerado o maior atleta olímpico do esporte brasileiro, já que foi o único a conquistar, por duas vezes consecutivas, medalhas de ouro da maior competição poliesportiva mundial - nos Jogos de Helsinque, Finlândia, em 1952, e nos Jogos de Melbourne, Austrália, em 1956. Apenas para efeito de comparação, Joaquim Cruz foi o único atleta além de Adhemar a conquistar um ouro olímpico em toda a história do atletismo brasileiro, em Los Angeles-84. Nascido em 29 de setembro de 1927, em São Paulo Adhemar Ferreira da Silva fez sua despedida nas Olimpíadas de Roma , em 1960, com 33 anos. Fora da velha forma, o bicampeão olímpico não conseguiu classificação às finais, despedindo-se apenas na modesta 14ª colocação. Ao término da carreira, passou a se dedicar aos estudos, formando-se em quatro cursos universitários diferentes, direito, jornalismo, educação física e relações públicas, além de ter sido também um grande incentivador do atletismo no país. Graças a suas conquistas, era muito conhecido nos países da Europa, mas sem deixar de ser reconhecido aqui. Tanto que as duas estrelas amarelas ostentadas no uniforme do São Paulo são uma homenagem do clube ao seu ex-atleta. Porém, nem mesmo as longas pernas de Adhemar Ferreira da Silva foram capazes de saltar seu maior obstáculo: o tempo. Aos 73 anos, o imortal das pistas não resistiu a uma parada cardíaca no dia 12 de janeiro de 2001, deixando uma filha e milhares de fãs espalhados por todo o mundo. Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adhemar_Ferreira_da_Silva


JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA (Salto triplo)



João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, (Pindamonhangaba, 28 de maio de 1954 - São Paulo, 29 de maio de 1999) foi um atleta olímpico brasileiro. Em 1973, ficou famoso ao quebrar o recorde mundial júnior de salto triplo no sul-americano com a marca de 14,75 m. Em 1975, nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México conquistou a medalha de ouro no salto em distância com uma marca de 8,19 m e em 15 de outubro, também a medalha de ouro no salto triplo, com a incrível marca de 17,89 m, quebrando o recorde mundial desta modalidade em 45 cm que pertencia ao soviético Viktor Saneyev. Era o favorito a medalha de ouro no salto triplo nos Olimpíada de Montreal em 1976 mas com a marca de 16,90 m foi superado pelo soviético Viktor Saneyev e pelo americano James Butts. Em 1979, nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, João do Pulo tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância. Em 1980, nas Olimpíadas de Moscou novamente favorito a vencer o salto triplo, novamente ficou com a medalha de bronze, superado respectivamente pelos soviéticos Jaak Uudmae e Viktor Saneyev. Os fiscais anularam 9 de suas 11 tentativas, fato que causou muitas especulações até os dias de hoje. Teve a carreira de atleta brutalmente interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um acidente automobilístico, que resultou em amputação da perna direita. Após recuperar-se do acidente, formou-se em Educação Física e entrou na vida política sendo eleito Deputado Estadual de São Paulo pelo Partido da Frente Liberal em 1986 e reeleito em 1990. João do Pulo morreu em 1999 devido a cirrose hepática e infecção generalizada, solitário e com dívidas financeiras. Deixou dois filhos. Foi homenageado pelos compositores Aldir Blanc e João Bosco com a canção "João do Pulo". Seu recorde mundial somente foi batido quase dez anos depois pelo americano Willie Banks com 17,90 m em Indianápolis em 16 de junho de 1985. Seu recorde brasileiro e sul-americano somente foi batido vinte de dois anos depois por Jadel Gregório com 17,90 m em Belém no dia 20 de maio de 2007.


MANUEL FRANCISCO DOS SANTOS, o Mané Garrincha



Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha, (Pau Grande, 28 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado entre os especialistas de futebol como um dos maiores jogadores da história do futebol em todos os tempos. No auge de sua carreira, passou a assinar Manuel Francisco dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Com Garrincha e Pelé jogando juntos, a Seleção jamais perdeu uma partida sequer. A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do grande poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, numa belíssima crônica publicada no Jornal do Brasil, no dia 21 de janeiro de 1983, um dia após a morte do genial Garrincha.





Outros, ainda permanecem em nosso convívio, mas não mais em atividade. Merecem, contudo ser lembrados.





SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL


Campeã Mundial de 1958


Delegação Brasileira:
• Djalma Santos • Zito • Bellini • Nilton Santos • Orlando • Gilmar • Garrincha • Didi • Pelé • Vavá • Treinador: Zagallo


Campeã Mundial de 1962


Delegação Brasileira:
• Gilmar • 2 Djalma Santos • Mauro • Zito • Zózimo • Nilton Santos • Garrincha • Didi • Coutinho • Pelé • Pepe • Jair Marinho • Bellini • Jurandir • Altair • Zequinha • Mengálvio •Jair da Costa • Vavá • Amarildo • Zagallo • Castilho • Treinador: Aymoré Moreira


Campeã Mundial de 1970


Delegação Brasileira:
• Félix • Brito • Wilson Piazza • Carlos Alberto • Clodoaldo • Marco Antonio • Jairzinho • Gérson • Tostão • Pelé • Rivellino • Ado • Roberto Miranda • Baldocchi • Fontana • Everaldo • Joel • Paulo César • Edu • Dario • Zé Maria • Leão • Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo.


Campeã Mundial de 1994


Delegação Brasileira:
• Taffarel • Jorginho • Ricardo Rocha • Ronaldão • Mauro Silva • Branco • Bebeto • Dunga • Zinho • Raí • Romário • Zetti • Aldair • Cafu • Márcio Santos • Leonardo • Mazinho • Paulo Sérgio • Müller • Ronaldo • Viola • Gilmar • Treinador: Parreira


Campeã Mundial de 2002


Delegação Brasileira:
• Marcos • Cafu • Lúcio • Roque Júnior • Edmílson • Roberto Carlos • Ricardinho • Gilberto Silva • Ronaldo • Rivaldo • Ronaldinho • Dida • Belletti • Ânderson Polga • Kléberson • Júnior • Denílson • Vampeta • Juninho • Edílson • Luizão • Rogério Ceni • Kaká • Treinador: Scolari


Copa do Mundo FIFA de 2006


Delegação Brasileira:
• Dida • Cafu • Lúcio • Juan • Emerson • Roberto Carlos • Adriano • Kaká • Ronaldo • Ronaldinho Gaúcho • Zé Roberto • Rogério Ceni • Cicinho • Luisão • Cris • Gilberto • Gilberto Silva • Mineiro • Juninho Pernambucano


PELÉ, Edison Arantes do Nascimento (Ex-jogador de Futebol)



Edison Arantes do Nascimento (Três Corações, 23 de outubro de 1940), conhecido como Pelé, é, trinta anos após sua retirada dos campos, o mais famoso futebolista brasileiro e mundial. É considerado por muitos como o maior jogador da história do futebol. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século".
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9 ARTHUR ANTUNES COIMBRA –


Zico (Ex-Futebolista)



Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico (Rio de Janeiro, 3 de março de 1953), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campo. Atualmente, treina o Olympiakos. Notabilizou-se como o carismático líder da vitoriosa trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 80, com ápice nas conquistas da Taça Libertadores da América e do Campeonato Mundial de Clubes pela equipe carioca, além de quatro títulos no Campeonato Brasileiro; e em suas participações pela Seleção Brasileira nas Copas de Espanha 1982 e México 1986. É considerado por muitos especialistas, profissionais do esporte e, em especial, pelos torcedores do Flamengo, o maior jogador brasileiro da história do clube e o maior futebolista brasileiro desde Pelé. Não são poucos, também, os que o consideram como o melhor jogador de futebol dos anos 1980, sendo chamado frequentemente no exterior de "Pelé Branco". É o maior artilheiro da história do estádio do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas. Marcou 135 gols em campeonatos brasileiros. Foi eleito como o terceiro maior jogador brasileiro do século XX, o sétimo maior da América do Sul e o décimo quarto entre todos do Mundo, segundo a FIFA. É um dos quatro brasileiros a figurar no Hall da fama da FIFA (os outros são Pelé, Garrincha e Didi). Foi eleito o nono maior jogador do século XX pela revista France Football, e o nono Brasileiro do Século no esporte, segundo pesquisa realizada pela revista IstoÉ. Zico tem também a nacionalidade portuguesa.


GUSTAVO KUERTEN - G U G A (Ex-jogador de Tênis)



Gustavo Kuerten (Florianópolis, 10 de setembro de 1976), conhecido como Guga, apelido afetivo comum em seu país para o prenome Gustavo, é um ex-tenista profissional brasileiro, considerado o maior tenista masculino da história do país. Começou a jogar tênis aos 6 anos, por incentivo paterno. Quando tinha 14, conheceu Larri Passos, seu técnico pelos 15 anos seguintes. Foi ele quem convenceu o jogador e sua família de que o jovem tenista tinha talento suficiente para se profissionalizar. Ambos - Kuerten e Larri - começaram a participar de torneios juniores no Brasil e no exterior. Em 1995 Kuerten tornou-se profissional.


OSCAR SCHMIT (Ex-Jogador de Basquete)



Oscar Daniel Bezerra Schmidt (Natal, 16 de Fevereiro de 1958) é um ex-jogador brasileiro de basquetebol. Com 2,04m de altura, Oscar é o recordista mundial de pontuação do basquetebol com 49.703 pontos. É considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos, dos que não atuaram na NBA. É o irmão do jornalista da Rede Globo Tadeu Schmidt Este recorde é extra-oficial, pois não havia súmulas de todos os jogos de Oscar no Brasil. Seu rendimento em equipes como Sírio e Palmeiras foram calculados através de estudos do jogador com o seu biógrafo, o jornalista e escritor Odir Cunha, autor do livro "Oscar Schmidt, a história do maior ídolo do basquete brasileiro" (Editora Best Seller, São Paulo, 1996). Seu número da sorte é o 14, tanto que o usou em 1978, porém em 1990 na FIBA usou o número 6. Tentou uma carreira política através do Partido Progressista (PP), se candidatando a senador pelo estado de São Paulo em 1998, mas não a prosseguiu. Oscar atualmente se dedica à condução do recém criado campeonato Novo Basquete Brasil, em contraposição ao campeonato organizado pela CBB e também participa do programa esportivo Esporte Fantástico da Rede Record de televisão. Em 1984 Oscar foi convidado para jogar no New Jersey Nets, mas ele não aceitou porque queria continuar jogando no Brasil.
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Schmidt


HORTÊNCIA MARIA DE FÁTIMA MARCARI (Ex-jogadora de Basquete)



Nascida em Potirendaba, São Paulo, em 23 de setembro de 1959, Hortência Maria de Fátima Marcari foi uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. Hortência, até agosto de 2006, aparecia como a maior pontuadora da seleção brasileira de basquete com 936 pontos marcados em 36 partidas. Ela foi a segunda atleta que mais atuou pela seleção – superada apenas por Magic Paula. Durante sua carreira, Hortência disputou cinco mundiais, sendo campeã do Mundial da Austrália (1994). Entre inúmeras outras conquistas, foi também medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Hoje, a ex-jogadora é empresária e incentivadora do basquete brasileiro. Hortência esteve em Curitiba, no dia 27 de março, para inaugurar um Centro de Excelência de Basquete que leva seu nome. Idealizadora do projeto, a ex-jogadora e presidente de honra da Federação Paranaense de Basquete (FBP) decidiu apostar na formação de jovens atletas. Em entrevista ao Comunicação, Hortência falou sobre essa iniciativa, sobre o presente e o futuro do basquete em nosso país e também de sua carreira.


VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA ((Ex-maratonista))

Vanderlei Cordeiro foi atacado por manifestante durante a maratona, mas voltou à prova e foi bronze. Após o episódio das Olimpíadas de Atenas, Vanderlei enviou uma carta ao presidente Lula pedindo mais apoio ao esporte.
Para saber mais: http://www.vanderleidelima.com.br/


ACELINO FREITAS - Popó( Boxe)



Acelino Freitas nasceu numa família pobre, de um bairro da periferia da capital baiana, a Cidade Nova, localizado na região da Baixa de Quintas, filho de Niljalma Freitas e Zuleica (?). Recebeu da mãe o apelido com que torno-se conhecido: Popó, por ter mamado até uma idade avançada. Lutando contra as dificuldades do boxe no Brasil - onde o esporte não tem a popularidade que goza noutros países - Popó por diversas vezes queixa-se da falta de patrocínio. Apesar disto, o país ostenta, em 2006, dois campeões mundiais, ambos da Bahia: Acelino e Valdemir Pereira (conhecido pelo apelido de "Sertão"). Popó tem uma carreira vitoriosa, iniciada profissionalmente em 1995, onde já conquistou quatro Cinturões de campeão, dos quais os principais foram: Super-Penas (1999, pela WB0); Unificado Super-Pena (2002, pela WBA) e dos Leves (2004, pela WB0), agora reconquistado. Foram 38 vitórias (32 por nocaute) e uma derrota (ocorrida quando de sua separação de Eliana, contra o norte-americano Diego Corrales, em 2004). Em 30 de abril de 2006 reconquistou o cinturão da categoria dos Leves, pela Organização Mundial de Boxe - OMB (em inglês WBO), contra o americano Zahir Raheen (numa luta de doze assaltos, vencida por pontos, no placar de 2 a 1 dos três jurados).


RODRIGO PESSOA (Hipismo)



Rodrigo Pessoa (Paris, 29 de novembro de 1972) é um ginete brasileiro e campeão olímpico em Atenas 2004. Rodrigo Pessoa é filho de Nelson Pessoa, renomado cavaleiro brasileiro. Hoje, Rodrigo é um dos maiores representantes do hipismo brasileiro no mundo, sendo detentor de quase todos os prêmios de prestígio no cenário mundial. Ficou famoso pelo refugo de seu principal cavalo Baloubet du Rouet nas Olimpíadas de Sydney. Em Atenas, após a confirmação de doping do cavalo do Irlandês Cian O'Connor, Rodrigo acabou levando a medalha de ouro de saltos individual. Atualmente mora na Bélgica.


AURÉLIO FERNÁNDEZ MIGUEL (Judô)



Aurélio Fernández Miguel (São Paulo, 10 de março de 1964) é um ex-judoca brasileiro. Foi campeão olímpico na categoria meio-pesado (Seul 1988), medalha de bronze olímpica (Atlanta 1996); campeão mundial (1987); medalha de ouro em Jogos Pan-americanos (Indianápolis, 1987); campeão pan-americano (1982, 1985, 1986, 1988 e 1992); campeão mundial júnior (1983); e campeão mundial universitário (1984). Atualmente é vereador da Câmara Municipal de São Paulo e em 2006 se candidatou a deputado federal pelo PL. Jogos Olímpicos Ouro Seul 1988 - Até 95kg Bronze Atlanta 1996 - Até 95kg Campeonato Mundial de Judô Prata Hamilton 1993 Meio-pesado Prata Paris 1997 Meio-pesado Bronze Essen 1987 Meio-pesado Jogos Pan-americanos Ouro Indianapolis 1987 Meio-Pesado





Não podemos esquecer de outros que, embora jovens, já se mostram como autênticos ídolos. Não esperemos que nos deixem para que sejam lembrados.





SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL 2009




Dunga é o novo técnico da seleção brasileira



Execrado na Copa do Mundo de 1990, campeão mundial em 1994 e vice em 1998 - as duas últimas como capitão -, Dunga é o novo técnico da seleção brasileira.


SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA



A seleção brasileira de ginástica artística feminina é o grupo composto pelas seis atletas principais mais a primeira ginasta suplente. São elas as representantes da nação durante os eventos internacionais. Apesar de chegada ao Brasil com a colonização alemã, em meados do século XIX, apenas em 1951, a modalidade filiou-se à FIG e mais de vinte anos após, fora inaugurada a Confederação Brasileira de Ginástica, a CBG. Por décadas, a seleção compareceu aos eventos servida de atletas individualmente inseridos, sem contar uma equipe completa, como a ginasta mais expressiva da década de 1990 - Luisa Parente. Apenas nos anos 2000, com a chegada do treinador ucraniano Oleg Ostapenko, uma competitiva mudança ocorreu, pondo o Brasil junto a equipes emergentes, no cenário antes abarcado pelas européias. O Brasil, em toda sua história olímpica, ainda não subiu ao pódio, apesar do trabalho de base ter melhorado em considerável, nos últimos vinte anos. Em mundiais, as conquistas ocorreram e em pan-americanos, tem melhorado em constância de finais e conquista de posições no pódio. Para o ciclo 2009-2012, a equipe possui como destaques, as ginastas Ethiene Franco, Jade Barbosa e Daiane dos Santos.


SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA RITMICA



As capixabas foram muito bem na seletiva para a seleção brasileira de ginástica rítmica, realizada em Curitiba, no último final de semana. O Espírito Santo terá sete representantes nas diversas categorias, sendo quatro titulares e três reservas. Participaram da seletiva, 82 atletas de todo o país. As classificadas são: Ana Paula Ribeiro, no conjunto adulto; Eduarda Queiroz, Luisa França e Francielly Pereira (reserva) no conjunto juvenil; Natália Gaudio e Drielly Daltoé (reserva), no individual adulto; e Samyra Zumack (reserva), no juvenil.


DAIANE GARCIA DOS SANTOS (Ginástica Artística)



Daiane Garcia dos Santos (Porto Alegre, 10 de fevereiro de 1983) é uma ginasta brasileira, que compete em provas de ginástica artística. Daiane foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Dos Santos fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica – nos Jogos de Atenas -, repetindo a presença na edição seguinte, nas Olimpíadas de Pequim. Daiane possui ainda dois movimentos nomeados após suas primeiras execuções: Dos Santos I e Dos Santos II.


DIEGO MATIAS HYPÓLITO (Ginástica Artística)



Diego Matias Hypolito (Santo André, 19 de junho de 1986) é um ginasta brasileiro que compete em provas de ginástica artística. Atualmente Diego é bicampeão mundial e membro ativo da Seleção Brasileira de Ginastas. Único representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim, Diego caiu em sua série de solo, terminando apenas em sexto.


DANIELE HYPÓLITO (Ginástica Artística)



Daniele Matias Hypolito (Santo André, 8 de setembro de 1984) é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. Daniele fez parte da equipe brasileira que conquistou a inédita oitava colocação nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, na China. Foi a primeira ginasta a conquistar uma medalha em uma edição do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, além de ser poli-medalhista em edições dos Jogos Pan-americanos. É irmã do também ginasta Diego Hypólito.


SELEÇÃO DE VÔLEI DE QUADRA MASCULINA




SELEÇÃO DE VÔLEI DE QUADRA FEMININO




SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE HANDEBOL




SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE HANDEBOL




SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE




SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE BASQUETE




VÔLEI DE PRAIA MASCULINO: Ricardo e Emanuel




VÔLEI DE PRAIA FEMININO: Juliana e Larissa




MAURREN MAGGI (Salto em distância)

A brasileira Maurren Maggi é a dona da segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Pequim. A atleta fez a melhor marca na final feminina do salto em distância, realizada no Estádio Ninho de Pássaro, com 7m04cm.


CÉSAR CIELO LEVA OURO INÉDITO (Natação)



César Augusto Cielo Filho (Santa Bárbara d'Oeste, 10 de janeiro de 1987) é um nadador brasileiro, campeão olímpico dos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, campeão e recordista mundial dos 100 metros livres e campeão mundial dos 50 metros livres em Roma, em 2009. Ganhou três medalhas de ouro e uma medalha de prata nos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro. César Cielo mora, estuda e treina na cidade de Auburn, nos Estados Unidos, na Universidade de Auburn. Recordista mundial dos 100m livres em piscina olímpica. Recordista brasileiro e sul-americano nos 50m livres e 4x100m livres em piscina olímpica. Recordista brasileiro e sul-americano dos revezamentos 4x50m livre em piscina curta (25 metros) e longa (50 metros), do revezamento 4x100m medley em piscina longa, dos 100m livre e 4x200m livre em piscina curta. Medalha de ouro nos 50m e 100m livre do Grand Prix de Missouri/EUA 2008.


DIOGO ANDRÉ SILVESTRE DA SILVA (Taekwondo)



Diogo André Silvestre da Silva, mais conhecido apenas por Diogo Silva, (São Sebastião, São Paulo, 7 de março de 1982) é um lutador de taekwondo brasileiro campeão pan-americano em 2007 e mudial universitário em 2009. Mede 1,78 m de altura e compete na categoria até 68 kg. O lutador foi medalhista de bronze no Mundial Júnior de taekwondo em 1998 em sua categoria, até 68 kg. Em 2003, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana[1]. No ano seguinte, participou das Olimpíadas em Atenas ficando em quarto lugar. Em 2007, no Pan-americano do Rio de Janeiro, Diogo Silva conquistou a medalha de ouro em sua categoria. Na decisão, venceu o peruano Peter López por 3 a -1. Aquela foi a primeira medalha de ouro do Brasil no Pan daquele ano. Em 2009, Diogo Silva conquistou a medalha de ouro na Universíada realizada em Belgrado, na Sérvia, sendo novamente a primeira medalha ouro do Brasil conquistada a exemplo do Pan-americano em 2007.
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diogo_Silva


NATÁLIA FALAVIGNA (Taekwondo)



(Maringá, 9 de maio de 1984) é uma lutadora de taekwondo brasileira, desde 1998, modalidade que acabou adotando acompanhando uma amiga a um treino. Em 2000, Natália foi campeã mundial júnior, na Irlanda. Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, acabou se tornando um dos destaques da delegação brasileira ao terminar a competição em quarto lugar. Finalmente em Abril de 2005 a consagração: Natália torna-se campeã mundial em sua categoria (até 72 kg) na Espanha. Após bater na trave nos Jogos de Atenas, Natália Falavigna conquistou a primeira medalha olímpica para o taekwondo brasileiro nas Olimpíadas de Pequim. Após empatar a luta da semifinal, Falavigna perdeu por uma decisão dos árbitros após novo empate no golden score ou Golden Point (Ponto de Ouro). Na disputa pelo bronze, Natália derrotou a sueca Karolina Kedzierska por 5 a 2, na categoria acima de 67 kg.


JADEL GREGÓRIO(Triplista)



Jadel Gregório nasceu em Jandaia do Sul, Paraná, em 1980, mas foi criado em Marília, interior de São Paulo. Iniciou a carreira no atletismo ainda criança, incentivado por uma professora impressionada com a agilidade do menino. Logo interessou-se pelo salto triplo e passou a participar de competições em cidades próximas. Ainda na adolescência mudou-se para São Paulo e passou a treinar no Projeto Futuro, do Ibirapuera, sob orientação dos técnicos Tânia e Nélio Moura. Quinto lugar em Atenas 2004, Jadel é uma das grandes esperanças brasileiras para 2008. Com a experiência de um ouro no Panamericano do Rio de Janeiro e uma prata no Pan de Santo Domingo, ele ainda é o detentor do atual recorde sul-americano em salto triplo: no GP de Belém, em 2007, o atleta saltou 17,90m, um centímetro além do lendário recorde de João do Pulo, que já durava quase 32 anos. Morando atualmente em Gateshead, na Inglaterra, Jadel é treinado por Peter Stanley, antigo técnico de Jonathan Edwards, recordista mundial do salto triplo. Nome: Jadel Gregório Local de Nascimento: Jandaia de Sul (PR) Idade: 27 anos (16/09/1980) Modalidade: salto triplo e salto em distância.


JOÃO GABRIEL SCHLITTLER (Judô)



João Gabriel Schlittler (Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1985) é um judoca brasileiro. João Gabriel começou sua carreira no judô por acaso, foi praticar o esporte por não poder ficar em casa sozinho. Principais títulos: Prata: Jogos Pan-Americanos 2007 (Rio de Janeiro) Bronze: Campeonato Mundial de Judô 2007 (Rio de Janeiro) Bronze: Copa do Mundo 2007 (Budapeste) Bronze: Mundial Sênior 2007 Bronze: Mundial Militar 2006 Bronze: Mundial Militar 2004 Bronze: Mundial Militar 2004


SEBASTIAN CUATTRIN (Canoagem)



Sebastián Cuattrin (Rosário, 6 de setembro de 1973) é um canoista naturalizado brasileiro, nascido na Argentina. Nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003, ganhou cinco medalhas de prata e duas de bronze. Competiu nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004 e integrou a delegação que disputou os Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro.


ALESSANDRO PIMENTEL (Triatleta)



Alessandro Peixoto Pimentel, 30/07/1973, Taubaté/ SP Formação: Educação Física Licenciatura e Bacharelado Universidade De Taubaté – 2003. Pós Graduação Administração em Educação Física, infantil e escolar – UNITAU 2006. PRINCIPAIS RESULTADOS, TITULOS, NACIONAIS INTERNACIONAIS, INDICES E RECORDES: • 17 Provas de Ironman, 14 internacionais; • 3 nacionais; • 13 provas de meio ironman; • 11 provas de longa distância; • 6 mundiais de longa distância; • 3 mundiais olímpicos; • 158 provas olímpicas; • 49 provas de short; • 265 competições concluídas até o momento 10/04/2009.


FABÍOLA MOLINA (Natação)



Fabíola Molina (São José dos Campos, 22 de maio de 1975), é uma atleta brasileira de natação. Formada em Artes Cênicas pela Universidade do Tennessee nos Estados Unidos, é uma das principais nadadoras do Brasil. Desde o início de sua carreira o nado de costas foi sua especialidade. Estreou na seleção brasileira de natação em 1990 e logo em seguida dos Jogos Panamericanos de Havana em 1991. Participou das Olimpíadas de Sidney 2000 e Pequim 2008. Até 2008 é a detentora dos recordes sul-americanos de 50 e 100 metros nado de costas e 100 metros nado borboleta em piscina de 25 metros. E também possui os recordes sul-americanos de 50 e 100 metros nado de costas em piscina de 50 metros. No Mundial de Roma 2009, Fabíola obteve vaga para a final dos 50m costas e terminou na oitava colocação. Recordes atingidos pela nadadora. Piscina Olímpica (50 metros) Recordista Sul-Americana dos 50m costas: 27s70, tempo obtido em 29 de julho de 2009 Recordista Sul-Americana dos 100m costas: 1m00s08, tempo obtido em 1 de agosto de 2009 Recordista Sul-americana do revezamento 4x100m medley: 3m58s49, obtidos em 1 de agosto de 2009, com Carolina Mussi, Gabriella Silva e Tatiana Lemos Piscina Semi-Olímpica (25 metros) Recordista Sul-Americana dos 50m costas: 27s34, tempo obtido em 8 de novembro de 2008 Recordista Sul-Americana dos 100m costas: 58s67, tempo obtido em 12 de novembro de 2008 Recordista Sul-Americana dos 100m medley: 1m01s31, tempo obtido em 18 de outubro de 2008.


THOMAZ BELLUCI (Tenista)



Representou o Brasil na Copa Davis, no confronto de 2007 contra a Áustria e em 2008 contra a Colômbia. É o atual número 1 do país, número 45 do mundo. Bellucci fez uma carreira como juvenil e a partir de 2005 começou a jogar torneios profissionais da ATP.
Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomaz_Bellucci


RICARDO IZECSON DOS SANTOS – Kaká (Futebolista)



Ricardo Izecson dos Santos Leite, mais conhecido como Kaká (Brasília, 22 de abril de 1982), é um futebolista brasileiro que atua como meio-campo. Atualmente, defende o Real Madrid. Foi o ganhador dos prêmios Bola de Ouro e Melhor jogador do mundo do ano de 2007, e foi nomeado em 2008 como um das 100 personalidades mais importantes. Kaká também é convocado habitualmente à Seleção Brasileira.


RUBENS GONÇALVES "Rubinho" Barrichello – (Automobilista)



Rubens Gonçalves "Rubinho" Barrichello (São Paulo, 23 de maio de 1972) é um automobilista brasileiro de Fórmula 1. Após competir pela Brawn GP na temporada de 2009, ele foi confirmado para 2010 na equipe WilliamsF1. Barrichello tem a quarta maior pontuação total na história da Formula Um. Ele dirigiu pela Scuderia Ferrari de 2000 a 2005, como companheiro de equipe de Michael Schumacher, desfrutando de um grande sucesso, incluindo terminar como vice-campeão em 2002 e 2004. A aposentadoria de Schumacher no final de 2006 fez Barrichello o automobilista mais experiente no grid, e no Grande Prêmio da Turquia de 2008, tornou-se o automobilista mais experiente da história da F1.
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rubens_Barrichello


FELIPE MASSA (Automobilismo)



Felipe Massa (São Paulo, 25 de abril de 1981) é um automobilista brasileiro. Atualmente, corre pela Scuderia Ferrari. Começou sua carreira no kart, quando tinha apenas oito anos de idade, época em que encontrou seu então ídolo Ayrton Senna e pediu-lhe um autógrafo — que foi negado por Senna. A partir desse episódio, Massa passou a torcer por Nelson Piquet. Passou pela Fórmula Chevrolet, Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Felipe_Massa


JOANNA MARANHÃO (Nadadora)



Joanna de Albuquerque Maranhão Bezerra de Melo (Recife, 29 de abril de 1987) é uma nadadora brasileira. Joanna começou a nadar no Clube Português do Recife, aos 3 anos de idade. O seu primeiro grande resultado foi no Festival CBDA-Correios Norte-Nordeste, de 1998, onde ela, com 11 anos, venceu a prova de 400 metros livres com 5:08.44 e os 200m medley com 2:45.02. Medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2003 nos 400m medley, foi finalista nas Olimpíadas de Atenas, na Grécia, em 2004, onde terminou em 5° lugar nos 400m medley, a melhor colocação obtida até hoje por uma nadadora brasileira. Depois de Atenas 2004, Joanna Maranhão teve uma grande queda de rendimento, o qual foi recuperando lentamente ao longo dos anos. Foi campeã do Campeonato Sul-americano, nos 200m medley 2006 e heptacampeã no Troféu José Finkel, nos 200m e 400m medley (2002 a 2008). No Circuito Maria Lenk de 2008, conseguiu o índice olímpico nos 400m medley, e esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joanna_Maranh%C3%A3o


PEDRO ÁLVARO SANTOS DE LIMA (Boxeador)



Pedro Álvaro Santos de Lima (Riachão do Jacuípe, 29 de junho, de 1983) é um boxeador brasileiro. Luta pela categoria meio-médio (Até 69 kg). Pedro detém três títulos nacionais (2003, 2005 e 2006) e foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 na cidade do Rio de Janeiro. Porém foi eliminado no classificatório para as Olímpiadas de 2008 em uma seletiva feita em Trinidad e Tobago.


KARINA LAKERBAI (Esgrimista)



Karina Lakerbai é atleta da esgrima. Destra: disputa empunhando o sabre com a mão direita. Mas foi com a esquerda que ganhou vaga no Mundial de Antália, na Turquia. Um destro que já tentou escrever com a mão esquerda sabe o quanto é difícil. Para Karina é bem pior: estará competindo, aos saltos, tentando acertar as adversárias.






GALERIA DOS TORCEDORES DO FUTEBOL BRASILEIRO


América do RN




Atlético Mineiro




Botafogo




Corinthians




Cruzeiro




Figueirense




Flamengo




Fluminense




Goiás




Grêmio




Internacional




Juventude




Náutico




Palmeiras




Paraná




Santos




São Paulo




Sport




Vasco







COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS



O Comitê Olímpico Internacional anunciou que o Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

COPA EM 2014…




Depois de povo brasileiro ficar 17 dias encantado com os Jogos Panamericanos, o governo do Rio de Janeiro e o Brasil querem sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo jornais, reportagens houve afirmativas de que o povo não acreditava que o Brasil poderia fazer um belo trabalho e não poderia organizar um evento de alto porte. Mas depois dos Jogos Panamericanos muitas coisa mudou, inclusive as pessoas, elas mudaram de idéia, agora o povo brasileiro quer sim virar cede do da Copa do Mudo e Olimpíadas.

OLIMPÍADAS EM 2016…



RIO DE JANEIRO - Nos próximos sete anos, o Brasil irá receber os dois eventos esportivos mais importantes do planeta: a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Mas que oportunidade para fazermos do esporte uma contribuição significativa a favor da educação, da cultura e da cidadania em nosso país, hein?
Um verdadeiro legado para as gerações futuras.

Grandes nomes foram lembrados e falados neste projeto.




Exposição dos painéis:

Divulgação e Filmagem (TV Guarapari)















Galeria de fotos da 1ª Corrida Rústica Dr. Silva Mello:

Divulgação e Filmagem (TV Guarapari)



































































































































































































________________________________________

Um comentário:

Ana Claudia disse...

Atitudes como essa são muito importantes, Gina, isso mostra que nós podemos,ainda com toda a defasagem do ensino público, mudar nossa realidade. Parabéns!