* * Cantinho da Professora Gina de Paula * *: A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NA ESCOLA E SEUS BENEFÍCIOS

*****

Olá!

Visitante número:

****

Contador On Line

Seja seguidor(a)

Para seguir um blog...

Basta clicar em "SEGUIR" e colocar seu email.
Estou te esperando heim...

Seguidores

Os comentários são o maior estímulo para este trabalho.

Os comentários são o maior estímulo para este trabalho.

Confecção própria

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NA ESCOLA E SEUS BENEFÍCIOS



A ginástica é uma atividade física existente há muitos anos, já foi utilizada como forma de fortalecimento para militares, danças, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo. O professor de educação física tem um papel fundamental no conhecimento e aprimoramento no que diz respeito ao desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo do aluno. Por isso, seu papel enquanto educador é proporcionar aos alunos um repertório amplo de atividades, utilizando todos os conteúdos que a educação física dispõe (jogos, lutas, esportes, ginástica, dança), para que eles tenham a oportunidade de experimentar novos movimentos, criar, relacionar-se, desenvolvendo assim seus domínios cognitivo, motor e afetivo-social.  Suas capacidades requisitadas são: flexibilidade, equilíbrio, força e agilidade, que servem de base para a prática de outros esportes e atividades.

Os benefícios e as características e que podem ser obtidos através da ginástica são:

- Coordenação: através do aprendizado dos fundamentos básicos da ginástica, o indivíduo desenvolve o equilíbrio, noção corporal e coordenação dos movimentos.

- Confiança: a ginástica proporciona confiança, pois são trabalhados os movimentos numa seqüência do mais simples para o mais complexo, onde se respeitam as habilidades e capacidades de cada um, de forma que com o progresso dos movimentos gímnicos (exercícios), o indivíduo se sentirá realizado e confiante em suas habilidades.
- Orientação de objetivos: como a melhora e aprendizado dos exercícios ocorrem através de seus esforços e estabelecimento de objetivos, metas, a ginástica traz esse valor ao indivíduo, que é “uma lição valiosa em qualquer idade”.
- Disciplina: o progresso nos movimentos depende da disciplina e esforço de cada um, onde a satisfação pessoal pelo resultado obtido é sua recompensa.
- Organização: todos nós devemos ser organizados em nossa rotina diária, e com a ginástica não é diferente. Através de sua prática, o indivíduo aprende a se organizar, concentrar-se em seus objetivos e assim preparar-se para enfrentar os desafios da vida.
- Criatividade: a ginástica vem proporcionar ao indivíduo que ele use da sua criatividade e imaginação em seus gestos, consiga se expressar melhor e seja desafiado a tentar novos exercícios e desafios.
• Não possui elementos obrigatórios;
• Oportunidade de utilizar materiais diversos como: cordas, bastões, entre outros;
- Diversidade:
• Podemos trabalhar com materiais convencionais e não convencionais;
• Valoriza-se o aluno individualmente, respeitando suas limitações;
• Promove a educação por ser uma atividade pedagógica.
- Regras simples:
• Ausência de competição;
• Espaço livre de expressão, onde todos podem opinar;
• Não possui um número definido de participantes;
• Não existe faixa etária e sexo dos praticantes pré-estabelecidos.
- Interação Social:
• Promove a socialização entre o grupo e as outras pessoas;
• Inclusão: proporciona a participação de todos (ex. aluno especial);
• Acessibilidade: todos podem participar, independe de idade ou fator econômico;
• Cooperação: eu faço ginástica com alguém e não contra alguém;
• Proporciona bem estar físico e mental, gerando melhor qualidade de vida.

* É importante que as aulas de educação física estejam inter-relacionadas com as outras disciplinas, fazendo parte do projeto pedagógico da escola.
As estratégias utilizadas durante as aulas para o ensino-aprendizagem podem ser compostas por:
Músicas, jogos corporais, vivências simbólicas, materiais variados, diversidade cultural, atividades individuais e em grupos, circuitos, elementos básicos, entre outros.

Algumas sugestões de materiais alternativos/não convencionais para serem confeccionados:
- papel crepon, barbante e jornal
- arcos: tubo de PVC
- bola de bexiga: bexiga
- bastão fino de madeira (cabos de vassoura)
- bexigas que são utilizadas para fazer desenhos de animais
- elásticos de costura
- fitas de cetim ou outro material
- cordas: diversos tamanhos





Sabemos que a obesidade é uma preocupação mundial, pois existe um índice muito alto quanto a crianças obesas, onde as principais causas são a má alimentação e o sedentarismo. Deste modo, devemos estimular a prática de atividades físicas, e a ginástica não exclui magros ou obesos, ela é destinada a todos, sem segregação.

Para que as aulas sejam vivenciadas e que haja inclusão de todos, é muito importante que o professor (a) lembre-se de “abrir mão da busca e formação de um talento no meio de vários alunos, pela busca do talento que cada um tem”

É preciso explorar o talento de cada aluno, individualmente, percebendo-o, elogiando-o, motivando-o, e assim fazer com que os alunos integrem-se, troquem informações, ampliando seus conhecimentos e havendo cooperação e participação de todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

professora Gina de Paula.
muito obrigada!
O seu post me ajudou muito com meu trabalho de ginástica para a escola!
queria tambem lhe parabenizar pelo blog, achei muito interassante.
PARABÉNS E OBRIGADA!

Anônimo disse...

Parabéns o blog está muito interessante.

Anônimo disse...

Parabéns o blog está muito interessante.